Conhecer as normas garante mais lucro e produtividade.
- Jackeline Virtus

- 23 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2019
Quer produzir com o menor custo possível? Entenda porque escolher as ferramentas de maneira correta aumenta a produtividade dos processos.

Na física, sabemos que existém materiais com maior ou menor resistência em relação aos demais, e na Usinagem todos os processos utilizam princípios como este por serem fundamentais para garantir uma produção segura e eficiente.
O "caminho das pedras" do torneamento deve seguir como guia não apenas a material utilizada, mas também palavras como: condições, aplicação e dados de corte - que engloba uma série de outras informações que devem ser consideradas. Todos estes tópicos se completam e, quando estão em harmonia, a "bincadeira" da produção rende muito mais. O objetivo deste artigo é apresentar os "nomes das pedras" desse caminho, tendo em vista que, o conhecimento técnico salva não só na hora de tornear mas também na hora de comprar. Então, bora lá!
Cada material é identificado por uma letra e por uma cor.

Os principais materias usados são: o aço que é representado pela letra P e a cor azul; o aço inoxidável representado pelo M e amarelo e o K e o vermelho para ferros fundidos.
Condições dos materiais.
Outra escolha que faz toda a diferença é o tamanho da aresta do inserto. É algo lógico, mas que demanda atenção. Para materias que estão em condições difíceis, o ideal é escolher uma aresta maior que tem a função que chamamos de desbaste ou seja, uma aresta maior tira com mais facilidade as partes ruins, deixando a peça uniforme.
É bom lembrar que, os desenhos técnicos que representam a condição e aplicação dos processos mudam de interpretação de fornecedor para fornecedor.

Quando os materiais se encontram em condições médias escolhemos uma aresta de aplicação média, que suprirá a força que o material precisa para chegar a uniformidade.

E por fim, quando as condições são fáceis, escolhe-se a aplicação acabamento pois, o impacto necessário é menor que os das situações anteriores.

Estas informações dão um up na produção. Esperamos que tenham gostado! :)
Ahhhhh! Fizemos um vídeo também, se preferir. Também é melhor pra compartilhar! ;)




Comentários